Igreja Renascer realiza mutirão da saúde em São Paulo

‘A sede Internacional da Igreja Renascer em Cristo realizou no dia 04/07 (sábado), em São Paulo, o agendamento de consultas para o mês de julho em diversas especialidades da saúde. Os atendimentos são gratuitos e abrangem áreas como fisioterapia, neurologia, pediatria, cardiologia, oftalmologia, clínica geral, psicologia, fonoaudiologia, além de testes de glicemia, controle de pressão arterial, exame de audiometria, distribuição de remédios e atendimento com dentista.

Iniciado em outubro de 2007, o Ministério de Saúde Social já realizou cerca de 17.000 atendimentos, entre consultas e exames. No início do projeto a procura maior era pelas áreas de neurologia e cardiologia, atualmente a psicologia e fonoaudiologia despontam na lista como as mais requisitadas.

“Todo primeiro sábado do mês realizamos atendimentos com hora marcada e os profissionais prestam consultas e exames complementares gratuitamente. As terapias são programadas pelos profissionais que fazem a triagem e os casos que precisam de acompanhamento são remarcados durante a semana. Os atendimentos visam beneficiar não somente os membros da Igreja como também a comunidade ao entorno”, explica a responsável pelo departamento de Saúde Social da Igreja, Pastora Marcia Mello.

Doações de sangue para o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo também podem ser feitos, mediante agendamento no Espaço Renascer. Um ônibus leva as pessoas do Espaço Renascer até o Hemocentro e faz o traslado de retorno após a coleta.

Outro serviço que se destaca é a distribuição de remédios. A Igreja mantém uma farmácia aonde as pessoas levando a receita médica têm o medicamento liberado. Se durante o atendimento pelo Ministério de Saúde Social o profissional prescrever algum remédio, o paciente o recebe do próprio médico. Nestes dois anos de projeto, já foram distribuídas 75.000 caixas de medicação.

Dentre os milhares de atendimentos efetuados, um chamou a atenção do departamento de Saúde Social da Igreja. O caso foi de uma senhora (a identidade será preservada), 77 anos, portadora do mal de Alzheimer. Ela tinha mania de guardar todo o lixo da rua dentro de casa e recusava-se a morar com o filho e nora. Até que os vizinhos denunciaram o caso à polícia, recaindo sobre o filho a acusação de maus tratos. A partir daí, ela passou a morar com o filho e a receber tratamento com o neurologista do Ministério de Saúde Social. Hoje a doença está controlada, a senhora fisicamente está tratada sem apresentar maiores problemas, mora com seu filho e nora e as queixas com maus tratos foram canceladas.

“Este é o cuidado que a Igreja tem com as pessoas, preocupando-se além da vida espiritual, também com a saúde delas. Para a comunidade representa uma solução em parte de seus problemas, pois o que eles não tinham até hoje, estão recebendo por meio do Ministério de Saúde Social”, comenta a Pastora Marcia.

O telefone de agendamento de consultas, exames e doação de sangue é 2771-4340. O endereço do Espaço Renascer é Avenida Dr. Almeida Lima, 1290 – Mooca – São Paulo

Priscilla Rossetto
Comunicação Renascer

0 comentários: