sexta-feira, 6 de junho de 2008

Globo estaria comprando o Estadão


Notícias publicadas no blog da Revista Fórum e reproduzida nos principais blogs brasileiros, como o do jornalista Luis Nassif e NoMover.

Há alguns dias uma nota publicada no boletim Relatório Reservado, especializado em economia e finanças, dizia que a família Frias estaria preocupada com a proposta de compra das Organizações Globo a um jornal de São Paulo.

Ontem, conversando com o jornalista Antonio Mello, do blog do Mello, ele me alertou que a notícia já foi publicada no blogue de jornalismo Coleguinhas Univos!

A proposta das Organizações Globo teria sido feita a partir da InfoGlobo, que já mantém negócios conjuntos com o grupo O Estado de S. Paulo.

Seria uma das aquisições mais significativas e simbólicas do processo de concentração midiática no Brasil.

Estadão emite circular que aumenta suspeitas de venda do jornal
Acabo de ser informado que o Grupo Estado divulgou a seguinte circular para os seus funcionários.

“O Grupo Estado ampliou o número de membros do Conselho Consultivo, com a eleição dos Srs. José Roberto Mendonça de Barros e Guilherme Velloso. Também fazem parte do conselho consultivo os empresários Walter Fontana Filho e Roberto Caiuby Vidigal, eleitos anteriormente.

Os conselheiros consultivos assessoram e orientam, tanto o Conselho de Administração como a Diretoria Executiva, na elaboração e atualização do planejamento estratégico e nas definições das políticas da empresa. Eleitos pela Assembléia Geral Ordinária, eles são escolhidos por sua reconhecida experiência em matéria de gestão econômica e empresarial. Não podem ser acionistas e estão desvinculados da Diretoria e do Conselho de Administração.

‘A consolidação do Conselho Consultivo contribui para o aprimoramento e a profissionalização do modelo de governança do Grupo Estado’, disse o administrador de empresas Aurélio de Almeida Prado Cidade, presidente do Conselho de Administração.”

O que isto quer dizer na opinião deste blogueiro? Que onde há fumaça há fogo. Vou abordar isso com mais detalhes em novo post, já que tenho uma reunião em minutos. Mas não creio que o senhor José Roberto Mendonça de Barros esteja entrando no Conselho Consultivo apenas para dar "conselhos econômicos" ao Grupo.

Tudo indica que a negociação com as Organizações Globo está mais avançada do que imaginávamos.

Atualizando: É padrão, na lógica de fusão ou incorporação de empresas que, quando uma negociação atinge certo patamar, novos integrantes sejam incorporados no Conselho Administrativo ou na Diretoria Executiva da empresa que vai ser incorporada ou cujos sócios serão minoritários no negócio.

José Roberto Mendonça de Barros é consultor e economista. É um dos sócios da MB Associados que presta, entre outros serviços, análises de cenários para empresas. Ao entrar no Conselho de Administração do Grupo O Estado de S. Paulo ele (é apenas dedução a partir das informações que disponho) deve analisar as perspectivas do negócio para quem fez a proposta inicial de compra, ou seja, as Organizações Globo.

Comentário GRP: É com muito temor que vemos essa possível (ou melhor, provável) compra do jornal O Estado de S. Paulo pelas Organizações Globo.
Seria mais uma prova que a Globo quer monopolizar a notícia? Aliás, se tem uma coisa que a Globo sabe é monopolizar. Vide o exemplo do futebol.
Vamos ficar de olho. Se o Estadão cair nas mãos da Globo, muito mais gente será manipulada, enganada. Os leitores do Estadão podem virar mais maionetes nas mãos da família Marinho.
Vamos orar para que isso não aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para o GRP. Esse blog é feito por você e pra você.
Deus te abençoe grandemente. Deus é Fiel!!!!
Atenção: os comentários são moderados. Comentários assinados por anônimos não serão publicados.