IGREJA RENASCER EM CRISTO - 25 ANOS


Por Daniele Rech - Folha Renascer

Em 1986 a Renascer é criada nos mesmos ensinamentos que a Igreja Presbiteriana o que diferenciava era a linguagem voltada aos jovens

Estevam Hernandes e Sonia Hernandes fundaram a Igreja Renascer após saírem da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia fundada em 1950 por membros que se desligaram da Igreja Presbiteriana Independente. Estes membros acreditavam no Poder do Espirito Santo e como estavam em uma denominação conservadora, resolveram após diversos retiros espirituais fundar uma nova igreja.

Foto: Pastores de Estevam Epaminondas e Ada

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo é uma denominação protestante neopentecostal fundada em São Paulo, em 1986, por Estevam Hernandes e Sonia Hernandes. A Igreja Renascer possui redes de Tv e redes de rádio, há cerca de 800 templos, está disponível em 11 países e mais de dois milhões de seguidores. A Renascer é a quarta maior denominação neopentecostal brasileira.


Foto: Fachada do Cine Riviera na Avenida Lins de Vasconcelos 1108 atual Sede da Igreja Renascer que desabou em 2009

Inicialmente, as reuniões eram feitas no apartamento do casal, sendo posteriormente alugado um salão, num piso superior do edifício onde se encontrava a Pizzaria Livorno, na rua Vergueiro, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Com o aumento do número de membros, foi disponibilizado um espaço na Igreja Evangélica Árabe de São Paulo, ainda na Vila Mariana. O foco principal era em cultos para jovens. Após um rápido crescimento, é adquirido o antigo Cine Riviera na Avenida Lins de Vasconcelos 1108, onde seria erguida a sede internacional, com capacidade para cinco mil pessoas.








Foto: A Renascer se reunia na Igreja Evangélica Árabe

Classificada como neopentecostal, a igreja utiliza a designação "Apostólica" por acreditar na existência da figura do apóstolo como um cargo eclesiástico válido na atualidade. Fundou a CIEAB (Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil), entidade que congrega as igrejas que aceitam essa doutrina.

A cada início de ano, durante o culto da virada, o apóstolo Estevam anuncia a palavra profética que servirá como base das ministrações e bênçãos daquele ano que se inicia: 1997: Ano das Portas Abertas; 1998: Ano da Porção Dobrada; 1999: Ano da Grande Pesca; 2000: Ano da Ressurreição; 2001: Ano da Restituição; 2002: Ano da Promessa; 2003: Ano de José; 2004: Ano de Neemias; 2005: Ano de Josué; 2006: Ano de Isaque; 2007: Ano de Elias; 2008: Ano de Ester; 2009: Ano de Davi; 2010: Ano de Pedro; 2011: Ano de Abraão.

A igreja é conhecida também por pregar suas crenças religiosas através de programas e clipes de musica gospel no Brasil; o grupo musical de louvor Renascer Praise é um grupo que participa da harmonia da igreja dia a dia nos cultos com músicas e cantores. A Renascer em Cristo possui o canal evangélico a Rede Gospel de televisão e uma rede de rádio, a Gospel FM, em São Paulo Possui a maior torre de televisão na avenida Paulista em São Paulo. Em 1999, a Rede Manchete estava passando por uma grave crise. Em janeiro daquele ano, a Bloch Editores, proprietária da Manchete, resolveu fazer um acordo com a Igreja Renascer. O ministro das comunicações da época, Pimenta da Veiga, reprovou o acordo. Alguns dias depois, a Renascer disse que não ia pagar as dívidas da Manchete, ferindo o acordo. Após um mês de muita tensão Bloch X Renascer, o acordo foi rompido.











Foto: Bispa Sonia (saia verde) cantando antes de fundar a Igreja Renascer

Através da Fundação Renascer, a Igreja desenvolve vários projetos de assistência social, tais como asilos, centros de recuperação e orfanatos , que são mantidos através de doações dos gideões (simpatizantes e membros que colaboram mensalmente com uma quantia para a manutenção e expansão dos projetos da Igreja).

Foi a Renascer que iniciou a maior manifestação evangélica pelas ruas de São Paulo denominada Marcha para Jesus. Paralelamente, terão sido também reunidas cerca de um milhão de pessoas em Salvador e outros milhares de pessoas em outras cidades do Brasil. O evento acontece também em outras cidades do mundo. É também realizadora de outros eventos que acontecem anualmente, como o SOS da Vida, que apresenta shows gospel de vários estilos musicais, reunindo um grande número de jovens, gravação do Renascer Praise. Realiza também o Encontro Nacional de Homens, o Encontro Nacional de Mulheres e a Conferência Apostólica que voltou a ser realizada depois de três anos. A Igreja Renascer é detentora dos direitos da marca "Gospel" no Brasil. O líder Estevam Hernandes, o gospel no Brasil começou a ter uma autonomia na midia especifica, gerando o grande crescimento de músicas, bandas e gravadoras que seguem este estilo.

São 25 anos de lutas e vitórias, choros e alegrias: Bendizei os que vos perseguem; bendizei, não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. (…) Tanto quanto for possível e de vós dependa, vivei em paz com todos os homens. (…) Se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber; porque, se fizeres isso, amontoarás carvões em brasa sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12,14-21).

GRP: A Rede GRP de Comunicação dá os parabéns à amada Igreja Renascer pelo seu Jubileu de Prata. Que o Senhor possa colocar a Sua Mão e mudar algumas coisas na liderança e em alguns ministérios e membros. Mas creio que a Renascer continuará a ser uma referência para o Evangelho no Brasil. PARABÉNS, RENASCER EM CRISTO!!!

0 comentários: