A MARCHA PARA JESUS É MUNDIAL



Um histórico sobre a Marcha para Jesus no Brasil e no mundo.

Fonte: Ricardo Costa

No começo dos anos 80, aconteceram várias Marchas na Inglaterra, onde grupos religiosos levaram para as ruas a experiência de suas igrejas. Em setembro de 1989, mais de 45 localidades marcharam juntas em todo o Reino Unido, inclusive em Belfast (capital da Irlanda), onde 6.000 católicos e protestantes se reuniram, num visível sinal de união. Nesse dia, 200.000 cristãos estiveram unidos em toda a nação. Isso voltou a se repetir em 1990 e 1991. Desde 1987, cerca de 45 milhões de pessoas já marcharam por Jesus em todo o mundo.
Em 2000, mais de 10 milhões de pessoas em mais de 170 nações, reunindo cristãos de todas as religiões, idade e raças, marcharam para celebrar Jesus. Países como Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Barbados, Bolívia, Botswana, Bulgária, Canadá, Colômbia, Croácia, Cuba, Chipre, Dinamarca, Estados Unidos, Equador, Filipinas, Finlândia, França, Gana, Guiné Bissau, Hong Kong, Itália, Japão, Moçambique, Nepal, Nigéria, Nova Zelândia, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Romênia, Rússia, Singapura, e muitos outros, saem todos os anos às ruas para Marchar Para Jesus.
A Marcha Para Jesus no Canadá foi oficialmente estabelecida e sancionada em outubro de 1992 pelo International Board da Global March for Jesus (com sede na Inglaterra). Ao contrário do que se imagina, ela não nasceu numa reunião de líderes de igrejas, mas foi iniciativa de quatro amigos envolvidos em ONGs: Roger Forster, Graham Kendrick, Gerald Coates e Lynn Green. A Marcha Para Jesus no Canadá busca facilitar a união de todos os cristãos do país com o objetivo particular de celebrar publicamente Jesus Cristo enquanto Senhor e Salvador, através da oração, do louvor e da proclamação da Palavra de Deus.
Neste ano nos Estados Unidos, 547 cidades participaram da Marcha no dia 10 de maio. Em Miami, a Igreja Renascer realizará a Marcha no dia 14 de junho.
Na África do Sul participaram 100.000 pessoas das principais cidades. Na capital, Cidade do Cabo, 30.000 pessoas foram para as ruas e ao final do evento, o prefeito da cidade pregou para a multidão.
A maior marcha aconteceu na cidade de São Paulo em 2007, com cerca 6 milhões de participantes.
Na Internet, estão disponíveis vários sites das Marchas Para Jesus que acontecem em todo mundo, simultaneamente às de São Paulo e do Brasil. Visite o mais importante Website:
http://www.gmfj.org/ ou http://www.marchaparajesus.com.br/

BREVE HISTÓRICO DA MARCHA

NO MUNDO
A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres (Inglaterra), e foi fundada pelo pastor Roger Forster, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates e Lynn Green.
No início, a intensão era tirar a igreja das quatros paredes e mostrar que ela estava viva e presente na sociedade. O resultado desse evento foi bastante produtivo.
Em 1989, mais de 45 localidades marcharam juntas em todo o Reino Unido, inclusive em Belfast (capital da Irlanda), onde 6 mil católicos e protestantes se reuniram, num visível sinal de união. Neste dia, 200 mil cristãos estiveram unidos em toda a nação, fato que voltou a repetir em 1990 e 1991.
No íncio da década de 90, a Marcha se tornara um evento de proporções continentais, ocorrendo em toda Europa. Em 1992 a Marcha para Jesus já se tornava em um movimento mundial de louvor e adoração a Deus, chegando a outros países da América, África e Asia. No ano de 1993 chega a vez do Brasil realizar a sua primeira edição do evento.
Em 1998, mais de 10 milhões de pessoas em mais de 170 nações, reunindo cristãos de todas as religiões, idade e raças, marcharam para celebrar Jesus. Países como Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Barbados, Bolívia, Botswana, Bulgária, Canadá, Colômbia, Croácia, Cuba, Chipre, Dinamarca, Estados Unidos, Equador, Filipinas, Finlândia, França, Gana, Guiné Bissau, Hong Kong, Itália, Japão, Moçambique, Nepal, Nigéria, Nova Zelândia, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Romênia, Rússia, Singapura, e muitos outros, saem todos os anos às ruas para Marchar Para Jesus.

NO BRASIL
Confira agora o histórico ano por ano das edições anteriores da Marcha para Jesus no Brasil:
Marcha para Jesus 1993
A primeira edição brasileira do evento levou cerca de 350 mil pessoas às ruas de São Paulo, com destino ao Vale do Anhangabaú, onde ocorreu um grande show gospel e foram arrecadados mais de 15 toneladas de agasalhos.

Marcha para Jesus 1994
Com o slogan "O Dia para Mudar o Mundo", o segundo evento já colocou o Brasil no topo da lista dos demais países participantes. Só na cidade de São Paulo foram 800 mil pessoas às ruas proclamarem o Senhorio do Senhor Jesus Cristo. Nem mesmo a chuva daquele dia atrapalhou o público presente, que "invadiu" a Avenida Paulista e Rua Brigadeiro Luis Antonio rumo a Praça da Paz (Parque do Ibirapuera).
O evento teve cobertura das principais emissoras de rádio e TV do país, que se renderam a essa grandiosa e festiva manifestação de fé. Estimou-se que 70 milhões de pessoas tomaram conhecimento, de alguma forma, sobre a Marcha.
O show gospel na Praça da Paz contou com a presença de muitos convidados, entre eles: Cristina Mel, Kalebe, Adhemar de Campos e a Orquestra Filadélfia. E ainda: Banda Resgate, Banda Rara, Oficina G3, Katsbarnea, Fruto Sagrado e Kadoshi.

Marcha para Jesus 1995
A data: 13 de maio. O número: 1 milhão e 200 mil participantes somente na cidade de São Paulo, e milhares de pessoas em todo o Brasil, em mais de 200 cidades.
Estes são os dados iniciais da Marcha deste ano, que começou o itinerário no Campo de Marte, para depois avançarem pela Avenida Olavo Fontoura, Ponte da Casa Verde, Avenida Rio Branco e Avenida São João para, finalmente, concentrarem-se no Vale do Anhangabau, louvando, orando e declarando que Jesus Cristo é o Senhor do Brasil, com um estrutura envolvendo 700 caravanas, 50 denominações, 20 trios elétricos, 4500 pessoas trabalhando na coordenação e segurança da Marcha.
Uniformizados com camisetas, bonés e adesivos estampados com motivos evangélicos, os soldados de Cristo embalavam a Marcha entoando versos do tipo "Não sou da Mancha, nem da Fiel. Sou da torcida que me leva lá pro céu !"
Grupos de skatistas, patinadores, ciclistas, cachorros e outros animais de estimação fantasiados foram alguns destaques.
Para a Episcopisa da Igreja Renascer em Cristo, Sônia Hernandes, "as Marchas mudarão o destino desta nação, é algo indiscritível e o mundo precisa enxergar isso."
Na concentração que ocorreu no Vale do Anhangabau, as pessoas ouviram louvor das bandas gospel, testemunhos de artistas e atletas, bem como a mensagem de pastores e líderes de vários ministérios. A preleção ficou a cargo do reverendo norte-americano Mike Evans. "Eu nunca vi uma unção tão grande. Quando você pode fazer uma reunião como esta e ter milhares de jovens declarando que Jesus Cristo é o Senhor, você pode mudar o destino de uma nação", comenta.
Ao final, o Apóstolo da Igreja Renascer em Cristo e Presidente da Fundação Renascer, Estevam Hernandes Filho, comentou: "Todas as expectativas foram superadas e São Paulo nunca viu um movimento pacífico como este.", logo após uma queima de fogos encerrou o evento, onde podia-se ler: Jesus Cristo é o Senhor de São Paulo.

Marcha para Jesus 1996
Em todo o Brasil, as pessoas empulhavam com fé e dedicação o lema da Marcha deste ano: Um Mundo a ser Conquistado. Em São Paulo, o evento teve início às 10h00 a partir da Estação da Luz e seguiu pelas Avenidas Tiradentes chegando até a concentração no Campo de Marte.
Além do desfile de camisetas, faixas, skates, patins, motos e bicicletas declarando o nome do Senhor Jesus, pastores e várias bandas de música gospel se apresentaram em uma grande estrutura armada na concentração.
O ponto de partida da Marcha para Jesus em São Paulo foi na Avenida Tiradentes, em frente à Estação Luz do Metrô, às 10h00, seguindo em direção à Praça dos Heróis da Força Expedicionária, próximo ao Campo de Marte, zona norte da cidade. Estima-se que 2 milhões de fiéis das mais diversificadas denominações evangélicas, no decorrer do dia percorreram os três quilômetros do trajeto marchando para Jesus.
O Apóstolo Estevam Hernandes e a Bispa Sônia, da Igreja Renascer em Cristo, acompanhados do grupo de música gospel Renascer Praise estiveram à frente da Marcha Para Jesus, seguidos por mais de 500 caravanas vindas de todo o Brasil e 15 Trios Elétricos de diversas Igrejas Evangélicas, entoando louvores, orando e "Celebrando o Rei dos Reis", tema desta 7º Marcha Para Jesus.

Marcha para Jesus 2006
A Avenida Paulista ficou pequena para receber 4 milhões de pessoas que fizeram, do centro financeiro do país, uma gigantesca passarela por onde desfilaram trios-elétricos e grupos musicais, skatistas, atletas de Cristo, dançarinos, galera das mais variadas tribos, que fizeram da Marcha uma verdadeira festa para celebrar o noemde Jesus Cristo. A avenida foi toda colorida de amarelo, pois a camiseta oficial foi em homenagem à Copa do Mundo que aconteceu naquele ano.

Marcha para Jesus 2007
A 15ª edição da Marcha para Jesus, em São Paulo, reuniu seis milhões de pessoas, segundo a informações de parte da mídia, a Polícia Militar disse que o evento recebeu 4,5 milhões de pessoas. Considerada pelos organizadores como a "maior manifestação evangélica do mundo", o evento contou com a participação das principais lideranças evangélicas, algumas pela primeira vez oficialmente, como Assembléia de Deus e Universal.

Não fique de fora desse Mover de UNIDADE e ADORAÇÃO À DEUS !!!
Apoio: http://www.digitalgospel.com.br/ e Geração Renascer Praise

1 comentários:

PIERRE ONASSIS disse...

Alô amigos e irmãos em Cristo, me chamo Pierre Onassis, moro em Salvador, sou um servo do Senhor, fui cantor de algumas bandas do universo axé music como: OLODUM, BOM BALANÇO E VIXE MAINHA, hoje louvo e engrandeço o nome do todo Poderoso e ficaria muito feliz em fazer parte desse clamor pelo dispertar em Cristo.
Acesse www.palcomp3.com.br/pierreonassis.