Verdades (ou não) sobre o "Criança Esperança"


Chega nesta época do ano, e começamos a ser bombardeados pelos programas da Rede Globo para doarmos algum dinheiro para a ação social Criança Esperança, que ajuda crianças e jovens carentes do Brasil inteiro em parceria com a Unesco. Mas analisando todos esses bombardeios, sim, bombardeios, porque a cada meia hora é possível contar que você vê pelo menos uma propaganda ou pedido para ligar e doar, analisando tudo isso cheguei a algumas conclusões, ou apenas suposições, sobre a ação social. Lembrando desde o começo desta postagem que não sou contra o programa Criança Esperança, muito pelo contrário, mas acho que poderiam receber mais ajuda se não fosse a ganância, não sei se essa seria a palavra certa.

Primeiro, vemos em nossa televisão propagandas como essa:


Notamos que o valor mínimo para doação é de 7 reais. Poxa, tantas pessoas mais humildes querem ajudar, só que só podem com quantias menores, e são impossibilitadas, porque 7 reais irá fazer falta no orçamento da família, fora os gastos da ligação. Então, porque não criar um telefone para as pessoas doarem 3 reais? É um valor justo para famílias carentes que querem ajudar de alguma forma, e não podem com o valor mínimo.

Falando em custos de ligação e impostos, essa é outra sacanagem na minha opinião. Pagar 27 centavos mais os impostos para doar, no mínimo, 7 reais? Eles querem que o pessoal ligue e ajude mesmo? Então porque não se mobilizam, e fazem uma parceria com as empresas de telefonia para tornar essa ligação gratuita, fazer um 0800, que tal? Além de ajudar, temos que pagar impostos, e esses impostos não vão diretamente para a conta da Unesco, não mesmo.

Então, seguinte conclusão com valores de doações: Valor de doação de 3 reais no mínimo, e ligações gratuitas. Muito mais pessoas ligariam, e receberiam mais ajuda, né? Se você está pensando: "ah, mas diminuiu o valor, vai diminuir a arrecadação", sinto lhe dizer, mas está errado... Lembra daquele ditado: "De grão em grão, a galinha enche o papo"? Pois então, é o caso!
Outra coisa que presenciei foi na TV Globinho, programa visto por maioria crianças, pedindo doações, falando pra criança pegar o telefone e ligar e doar. Pera aí! Eles estão induzindo a criança, que não tem conhecimento do que é aquilo, não sabe se a família tem condições de fazer uma doação, a pegar o telefone, digitar aqueles números que aparecem na tela e pronto. Não sei se há uma confirmação, mas se eles falam que é pra ouvir a mensagem até o final, não deve ter. Poxa, sacanagem isso... E nem falam nada, como: "Peça ajuda a seus pais" ou "Consulte sua mãe antes de ligar", nada disso... Mas digo novamente, não sei como funciona, se precisa confirmar algo, digitar algum número... mas que é sacanagem divulgar isso em um programa infantil, ah, é sim.

Mas vamos tornar as ligações e os valores das doações de lado. Neste final de semana, 22 e 23 de Agosto, vimos um mega show do Criança Esperança no Rio de Janeiro, super bonito, não? Agora, e o dinheiro que foi gasto naquele show de dois dias? Claro que os atores, cantores, que fizeram sua aparição devem ter doado seu cachê, espero eu, ou algo semelhante... Mas e o aluguel do espaço (a não ser que tenha sido cedido), os funcionários dos bastidores que trabalham na montagem da estrutura, som, imagem, que fazem o show acontecer, tem também o pessoal da limpeza, além de segurança, gastos com energia elétrica...?

Será que todos esses gastos não poderiam ser 'evitados' e doados ao Criança Esperança, do que fazer um mega show, que serviu para.... para... para que mesmo que serve o show? Arrecadar doações? Pera aí, eu não vou doar 7 reais porque vi aquela cantora bonitinha fazendo um show pela televisão. Se fosse doar, iria independente da cantora estar fazendo o show ali ou não.

Esses gastos sim poderiam ser retornados ao Projeto Criança Esperança, e aposto que eles iriam arrecadas bem mais.

Não sei a respeito, mas essa minha opinião. Se fosse o quesito arrecadação o importante, algumas medidas seriam tomadas e aumentaria drasticamente o valor da arrecadação. Não sou contra o Criança Esperança, apenas coloquei aqui minhas ideias.

Se estiver errado, certo, se informei alguma coisa errada aqui, fique à vontade para comentar.

Fonte: Internessante
GRP: Também não somos contra o "Criança Esperança"; mas tem muita coisa estranha por trás disso, você não acha?

0 comentários: